domingo, 14 de abril de 2013

Um Único Leão




“Fui eu o Leão que o forçou a encontrar-se com Aravis. Fui o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o Leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o Leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui o Leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem, acordado à meia noite, o acolhesse.”
O Cavalo e seu Menino, Cap. 11


Sempre me perguntei qual a minha crônica preferida entre as sete que Lewis escreveu sobre Nárnia. Já tentei responder isso pra mim por várias vezes e esses dias, lendo uma, caiu a ficha. Talvez pelo trecho que coloquei acima, ele resume bem porque entre as sete, eu prefiro "O Cavalo e Seu Menino".
O menino em questão é Shasta, um garoto que quando bebê foi encontrado sozinho em uma canoa a deriva por um pescador calormano (cidadão da Calormânia, país vizinho e inimigo de Nárnia) que criou Shasta como escravo. Certo dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta. Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do tarcaã na verdade é um cavalo falante de Nárnia que está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.
Eles decidem fugir juntos e no meio do caminho encontram Aravis, uma tarcaína, montada também numa égua falante chamada Huin, também tentando fugir da Calormânia para Nárnia. Indo para Nárnia eles passam por vários perigos e aventuras, bem como descobrem uma conspiração para destruir Nárnia por parte dos calormanos.
Aí vem a parte mais linda e importante, onde se lê o trecho que coloquei aqui no início do post. Shasta conhece Aslam. E o mais importante é que ele percebe que depois de tantos perigos e sofrimentos que passou em sua vida, Aslam estava presente em todos esses momentos, bons e ruins, mesmo sem percebê-lo.
Em várias circunstâncias que acontecem na nossa vida, pensamos estar só. Passamos por situações tão ruins que não temos forças, nem capacidade para ver a mão de Deus nisso.
Quando na verdade, tudo que nos acontece, há Deus no meio. Ele sempre quer nos ensinar algo através de tudo o que passamos e o por mais que não o vemos, Ele sempre estará lá. 

"Há sempre um amor maior. Há sempre um único Leão." Autor Desconhecido
=
"Há sempre um Amor Maior. Há sempre um Único Deus."

Por Lorena Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...