Bom, com a situação atual do meu país eu fiquei o dia todo com o coração apertado e triste, confesso sem falsidade alguma que chorei em meu quarto e pedi a Deus que olhasse por nós aqui no Brasil.
Li vários artigos e posts cristãos no Facebook sobre a situação, artigos e posts que chamavam a atenção da igreja brasileira para que esta se voltasse à oração. Eu fiquei surpresa quando me deparei com vários comentários de pessoas dizendo que não era correto orarmos lembrando o que Paulo disse em Romanos 13.1:
"Todos devem SUJEITAR-SE às autoridades superiores; porquanto, não, há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele."
Romanos 13.1
Sujeitar significa "tornar(-se) sujeito, dependente ou obediente", isto é, independentemente de quem está no governo devemos ser obedientes ao governo. Era isso que Paulo queria dizer, ele estava nos ensinando a sermos obedientes, pagar impostos, obedecer as leis que o governo nos impõe. Paulo nos dizer pra obedecermos as autoridades terrenas não significa que ele está nos dizendo pra nos conformarmos com a corrupção que esmaga os inocentes e justos na nossa nação. Ele estava nos ensinando a não sermos corruptos!!
Ontem a tarde me deparei com o Salmo 94 que faz parte de um conjunto de Salmos (92 ao 100) em que se fazem reivindicatórias populares contra homens arrogantes e impiedosos que ocupam cargos de grande prestígio e poder, governos corruptos que oprimiam o povo e cometiam injustiça contra inocentes.
"Levanta-te, Juiz da terra, paga aos soberbos o que merecem! Até quando, Ó Eterno? Até quando os ímpios triunfarão? Aquele que disciplina as nações os deixará sem a devida retribuição punitiva? Não tem conhecimento Aquele que concede ao ser humano o saber? Será, um governo corrupto, capaz de fazer aliança contigo? Um trono que pratica injustiças em nome da lei? O Eterno fará recair sobre os ímpios a própria iniquidade deles e serão consumidos por seus pecados; o Senhor, o nosso Deus, os destruirá!"
Salmos 94.2,3,10,20 e 23
Devemos sim protestar contra TODO tipo de corrupção seja ela de ordem política, religiosa, empresarial, etc. Devemos, SIM, orar por nosso país em qualquer tempo. Se fosse assim não deveríamos orar por nação nenhuma, afinal. toda autoridade foi constituída por Deus então engulamos qualquer tipo de atrocidades e opressão?!
"[...] se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra."
2 Crônicas 7:14
Repare que no versículo acima, Deus diz "SE", isto é, conjunção subordinativa. Uma ação subordinada a outra. SE nos humilharmos, SE orarmos, SE afastarmos dos nossos maus caminhos, o SENHOR nos ouvirá e sarará a nossa terra. É justamente o que precisamos.
Orar por algo NUNCA foi demonstração de falta de confiança na sabedoria e vontade de Deus, mas sim uma demonstração de que entregamos nossos caminhos e destinos nas mãos Dele. Oração é sinal de DEPENDÊNCIA!!
"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."
1 Timóteo 2:1-4
Paulo aconselha Timóteo a orar pelos governantes porque isso é agradável diante de Deus. Então, SIM devemos orar... Vamos parar de arrumar desculpas em interpretações errôneas de versículos bíblicos e tomarmos a responsabilidade pra nós. VOLTEMOS-NOS ao Senhor e OREMOS pelo nosso país.
Sou apartidária, sou contra a corrupção seja lá qual for o partido. Oro para que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro. Oro para que o Senhor lave toda lama nojenta e fedida da corrupção em qualquer lugar, instituição, etc.
OREMOS!
Que Deus tenha misericórdia de nós!!
Que Deus tenha misericórdia do NOSSO Brasil!!!
Por Lorena Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário