segunda-feira, 4 de junho de 2012

Perdão



Em Mateus 18.23 ao 35, Jesus nos conta a história de um rei que resolveu ajustar as contas com os seus servos.
Um desses servos devia uma quantia muito grande pra esse rei, para que a dívida fosse paga o rei ordenou que tudo que aquele homem possuía, incluindo mulher e filhos, fosse vendido. O homem tomado pela dor de perder sua família implorou ao rei um novo prazo para saldar a dívida, o rei vendo a tristeza do homem perdoou-lhe a dívida.
Mas, aquele homem que havia acabado de ser perdoado pelo rei encontrou no caminho um servo que lhe devia e com violência ordenava ao homem que lhe pagasse a dívida. De nada adiantou ao homem implorar pelo perdão da dívida pois o homem anteriormente perdoado pelo rei não se compadeceu dele mandando o para a cadeia.
Quando o rei soube do acontecimento mandou chamar o homem e indignado disse ao homem que ele deveria ter perdoado a dívida como tinha sido perdoado. Mandou o homem para a cadeia e este, preso, foi castigado todos os dias até que lhe pagasse toda a dívida. Da mesma forma o Pai fará àquele que não perdoar o seu irmão.
O perdão depende totalmente de você, a partir do momento que Deus te perdoou de seus pecados com a morte de Cristo na cruz, isso deve se refletir na sua convivência com o próximo. Receber o perdão de Deus e perdoar aquele que nos ofendem são duas coisas ligadas que andam sempre juntas. A oração deixada a nós por Jesus nos mostra isso claramente “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. [...] Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.” Mateus 6.12-14,15.
A morte de Jesus na cruz do Calvário foi o maior ato de amor que concede perdão pela nossas dívidas até os dias atuais. Jesus não tinha pecado, Jesus não era responsável pela decadência e perdição da humanidade, Jesus concedeu perdão àqueles que o chicotearam. Ele precisava vir e se sacrificar por nós? Era sua responsabilidade? Não! Nunca foi! O ato da morte Dele na cruz foi amor, Ele nos concedeu perdão por amor.
Penso que perdoar não é algo que se dá apenas quando alguém nos pede, perdão também se dá como um ato de humildade, como um ato de renúncia ao próprio ego, dá-se perdão sem ter cometido algo contra aquele que o ofendeu. Perdão é um ato de amor.
O perdão nos leva a alcançar a plenitude da comunhão com Deus. Eu digo que a chave para alcançarmos as bênçãos de Deus está no perdão. Um coração preparado pra receber o melhor de Deus tem que ser um coração perdoador. Um coração preparado pra alcançar seus objetivos pessoais tem que ser um coração perdoador. De nada adianta um cristão ser realizado em todas as áreas de sua vida tendo um coração com mágoas, um coração carente de perdão.
Perdoar é engolir o próprio orgulho, é renunciar os preconceitos, é passar por cima da dor, da mágoa, do rancor, do ódio, do próprio ego, perdoar é amar.


Por Lorena Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...