terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Apenas Um Desabafo





"- Você está vendo alguma coisa?
- Não! (risinho) Estou escondido atrás dessa juba!"

Esse diálogo aconteceu atrás de mim em um lugar que eu estava uns dias atrás.
Eu nem queria escrever sobre isso, mas minha mãe me incentivou. Para você esse diálogo pode nem ter um efeito tão negativo quanto foi pra mim. O tom usado por esse rapaz que eu nem conheço (nem olhei pra trás na hora!) foi bem ofensivo. Ouvir piadinhas e comentários sobre  meu cabelo é rotina e por mais que algumas pessoas dizem que é brincadeira, não são nada agradáveis:
- Cuidado com os besouros, Lorena, se um cair no meio do seu cabelo nunca mais acha!
- Gente, tira a selfie sem a Lorena ou não vai aparecer ninguém!
- Nossa, porque você não alisa seu cabelo? Fica bem mais bonito!
- Etc.
NUNCA deixei isso me abater eu aprendi a amar meu cabelo de todo jeito, quando eu aliso eu amo e quando ele tá natural, eu amo do mesmo jeito. Mas com o tempo ouvir comentários e piadas maldosas sobre algo que você realmente gosta em você, cansa! Então resolvi desabafar. Nasci com os cabelos cacheados, posso dizer a você que há alguns anos atrás se você me perguntasse eu diria que queria ter nascido com os cabelos lisos. Admito que não foi fácil passar a adolescência sabendo que eu nunca teria a aparência delicada de outras moças com os cabelos lisos.
Porém com o tempo e o apoio das pessoas que me amam, eu percebi que era uma característica minha que Deus tinha me dado então porque ficar traumatizada com isso? Deus me fez assim, é algo que tenho que me lembra minha mãe. Porque querer mudar isso em mim por estar preocupada com o que as outras pessoas diziam pra mim? Eu não preciso da opinião dos outros para me sentir bem. Eu preciso me olhar no espelho e me sentir bem comigo mesma. Porque não aceitar meu cabelo natural por medo de não ser bonita o suficiente pra conquistar alguém um dia? O cara certo, aquele que Deus preparou pra mim, vai me amar do jeito que sou e de dentro pra fora em primeiro lugar. Quando eu respondi essas questões pra mim mesma, eu passei a amar meu cabelo do jeito que ele é, sem preocupações, pressão social ou medo de não ser aceita.
Para as pessoas que não sabem segurar a língua:
Por favor, se não tem nada a acrescentar na vida de alguém, fique calado. Se tua opinião sobre a aparência de alguém não foi requisitada, por favor não a expresse. Você pode não saber o quanto é difícil pra alguém que não tem uma aparência, cabelo, corpo dentro dos padrões da sociedade, se aceitar ou se sentir bem consigo mesmo. Tome cuidado com as brincadeiras que você faz, as palavras que você diz, meça-as primeiro antes de soltá-las ao vento. Não seja tolo!
As moças que tem os mesmos conflitos que eu:
Não sou a ditadora dos cachos. Nem a ditadora da chapinha. Eu só quero que você entenda que bonito mesmo é se sentir bem consigo mesma. Não dê ouvidos à pessoas que não tem nada a ver com suas lutas pessoais. Se quer usá-lo natural, assuma seus cachos. Se quiser fazer um permanente (existe isso ainda, gente? acho que sim!) então faça ou se quer alisar seu cabelo porque se sente mais bonita assim, eu te apoio. Olhe-se no espelho, sinta se bela primeiro pra você depois para os outros! Você é criatura divina, criada, formada e pensada pelas mãos do Criador. "A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou, cada detalhe, um toque de amor..." VOCÊ É LINDA!


Por Lorena Mendonça


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...