Para provar que ninguém nasce machista e que crianças, mais que adultos, entendem sobre respeito, um grupo de seis garotos entre 7 e 11 anos foi convidado pela Fanpage.it a participar de uma espécie de experimento. Todos eles responderam perguntas sobre seus nomes, idades, e o que gostariam de ser quando crescessem – um quebra-gelo para o que viria a seguir.
Os meninos, todos italianos, foram depois apresentados a uma garota chamada Martina. Eles foram então questionados sobre o que mais gostavam nela – mãos, sapatos e cabelo foram algumas das respostas. Encantados com a menina, foi solicitado que os garotos fizessem carinho nela e que, então, lhe dessem um tapa. Como esperado, nenhum deles aceitou a proposta e, ao serem questionados sobre o porquê, trouxeram respostas bastante simples, como “não se bate em mulher“, “não quero machucá-la” e “sou homem e ela menina“.
Embora seja possível tecer diversas críticas a essa tentativa de “experimento social”, o vídeo é válido à medida que prova o machismo como uma construção cultural e que as crianças (ao menos a maioria delas) estão livres disso. Em três dias o vídeo alcançou mais de 33 milhões de visualizações e, esperamos, contribuiu para o debate sobre o machismo e a violência contra a mulher. Vale a pena assistir:
Fonte:
Achei aqui: